banner_transparência.jpg

Em meados da década de 80 um grupo de pessoas sensibilizadas com a situação de risco social e vulnerabilidade das famílias da região do Jardim Nilópolis, bairro do Município de Campinas/SP, decidiram alugar uma casa e cuidar de aproximadamente 40 crianças para que seus responsáveis pudessem trabalhar e em 1985 por falta de recursos financeiros resolveram parar o trabalho. O presidente da Compassion International do Brasil, na época, o Sr. Dercy Gonçalves, assim que ficou sabendo desta situação procurou o Pr. Aguiar Valvassoura, pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas e juntos realizaram uma visita ao local. Percebendo a gravidade dos problemas encontrados na comunidade em situação de risco social, como com alto índice de criminalidade, tráfico e uso substâncias psicoativas (drogas), violência, desemprego ficaram motivados a dar continuidade ao trabalho.​

          Assim surgiu em 01 de Julho de 1985 a Associação Nazarena Assistencial Beneficente – ANA. Denominada ANA Jd. Nilópolis, pela Igreja do Nazareno Central de Campinas - Distrito Sudeste Paulista em parceria com a Compassion do Brasil, inicialmente atendia 40 crianças de 3 a 6 anos, que recebiam alimentação, uniforme, atividades manuais, recreação e cuidados com a saúde e higiene. Com a finalidade essencial de dar assistência às pessoas que se encontravam em situação de vulnerabilidade, sem distinção de raça, cor, convicção política ou credo religioso.

          Com o tempo membros da Igreja, motivados pela visão do Pr. Aguiar realizaram a doação de um terreno, compraram os materiais e trabalharam na construção do prédio onde atualmente fica a unidade.

          Após a construção do prédio, as metas foram ampliadas e a Instituição passou a realizar atividades com crianças e adolescentes de 3 a 18 anos, realizando apoio escolar, informática, música, dança, recreação e esportes, além de alimentação, uniforme, atendimento médico e odontológico nos dois períodos manhã e tarde.   

                    Em 5 de Outubro de 2013, como apoio da Igreja do Nazareno e as parcerias com o Instituto Nextel e a Prefeitura de Campinas, foi inaugurada no bairro DIC IV de Campinas/SP a unidade denominada ANA DIC, que fica em uma das regiões com maior número de população, com poucas Instituições e um grande índice de vulnerabilidade e risco social do Município.

 

 

Atualmente

 

A unidade ANA Jd. Nilópolis na região Leste, atende 300 crianças e adolescentes, suas famílias e comunidade e a unidade ANA DIC na região Sudoeste, atende 420 crianças e adolescentes, suas famílias e comunidade.  Executando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 6 a 14 anos, em dois períodos manhã e tarde, sendo um serviço ofertado na Proteção Social Básica, da Assistência Social do Município de Campinas.

 

          Recebem alimentação nutritiva (café, almoço e lanche) e participam de: roda de conversa; atividades de informática; artesanato; oficina de auto cuidado; oficina socioemocional; aula de violão, teclado, percussão, escaleta e canto coral; atividades de esporte e recreação; oficina de balé, hip hop e dança; oficina de teatro com libras, musicalização; oficina pedagógica; oficina temática; grupo reflexivo; orientação ao mundo do trabalho; kung-fu; recebem uniforme, atendimento odontológico através de voluntários, entre outras atividades.

 

          Nossas crianças e adolescentes também participam de festas e confraternizações; passeios culturais e de lazer; fóruns, passeatas e manifestações; apresentações externas e muito mais. Desenvolvemos também grupos, encontros e confraternizações com os familiares e com a comunidade. 

Nossa História