ANA Brasil – Associação Nazarena Assistencial Beneficente

Nossa História

Em meados da década de 80 um grupo de pessoas sensibilizadas com a situação de risco social e vulnerabilidade das famílias da região do Jardim Nilópolis, bairro do Município de Campinas/SP, decidiram alugar uma casa e cuidar de aproximadamente 12 crianças para que seus responsáveis pudessem trabalhar. Em 1985, por falta de recursos financeiros, resolveram parar o trabalho. O presidente da Compassion International do Brasil, na época, o Sr. Dercy Gonçalves, ficou sabendo desta situação e procurou o Pr. Aguiar Valvassoura, pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas e juntos realizaram uma visita ao local. Percebendo a gravidade dos problemas encontrados na comunidade em situação de risco social, como o alto índice de criminalidade, tráfico e uso substâncias psicoativas (drogas), violência e desemprego ficaram motivados a dar continuidade ao trabalho.


          Assim surgiu em 01 de Julho de 1985 a Associação Nazarena Assistencial Beneficente – ANA. Denominada ANA Jd. Nilópolis, pela Igreja do Nazareno Central de Campinas – Distrito Sudeste Paulista em parceria com a Compassion do Brasil. Inicialmente atendia 12 crianças de 3 a 6 anos, que recebiam alimentação, uniforme, atividades manuais, recreação e cuidados com a saúde, higiene e com a finalidade essencial de dar assistência às pessoas que se encontravam em situação de vulnerabilidade, sem distinção de raça, cor, convicção política ou credo religioso.


          Com o tempo membros da Igreja, motivados pela visão do Pr. Aguiar, realizaram a doação de um terreno, compraram os materiais e trabalharam na construção do prédio onde atualmente fica a unidade.


          Após a construção do prédio, as metas foram ampliadas e a Instituição passou a realizar atividades com crianças e adolescentes de 3 a 18 anos, realizando apoio escolar, informática, música, dança, recreação e esportes, além de alimentação, uniforme, atendimento médico e odontológico nos dois períodos manhã e tarde.  


Em 5 de Outubro de 2013, com o apoio da Igreja do Nazareno e as parcerias com o Instituto Nextel e a Prefeitura de Campinas, foi inaugurada no bairro DIC IV de Campinas/SP a unidade denominada ANA DIC, que fica em uma das regiões com maior número de população, com poucas Instituições e um grande índice de vulnerabilidade e risco social do Município.


Em 2014 o ANA alcança voos mais altos, inaugurando uma unidade na cidade de São Raimundo Nonato no Piauí.


No ano de 2020 inauguramos nossa mais nova unidade social, que está localizada na região da Vila Nogueira em Campinas. A unidade ANA III Jd. Santana atende hoje cerca de 84 crianças. Apesar do ano de 2020 ter sido um ano atípico, o apoio e atendimento as crianças e suas famílias não parou.

Atualmente

A unidade ANA Jd. Nilópolis na região Leste, atende 300 crianças e adolescentes, suas famílias e comunidade, a unidade ANA DIC na região Sudoeste, atende 420 crianças e adolescentes, suas famílias e comunidade e a nova unidade do ANA no bairro Jardim Santana atende cerca de 84 crianças e suas famílias. Executamos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 6 a 14 anos, em dois períodos manhã e tarde, sendo um serviço ofertado na Proteção Social Básica, da Assistência Social do Município de Campinas.


O ANA se tornou Grupo ANA Brasil e está se preparando para voos ainda mais altos!